A Chacrinha

A Associação Miratus fica na comunidade da Chacrinha, entre os bairros do Tanque (38.000 hab) e da Praça Seca (64.000 hab) em Jacarepaguá, Zona Oeste, distante aproximadamente 25 km do centro da cidade do Rio de Janeiro, pela Linha Amarela. É uma comunidade de pouco mais de 5.000 habitantes.

A principal via de acesso destes bairros é a Rua Candido Benicio, importante ligação entre Madureira e os demais bairros de Jacarepaguá (ver abaixo mais informações sobre Madureira).

Como muitas das comunidades da região, a Chacrinha é uma comunidade carente de investimentos em educação, lazer e cultura o que cria um ambiente de vulnerabilidade social e coloca em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O primeiro passo para mudar esta realidade é acreditar que investir na juventude é transformar o futuro. Foi essa ideia que motivou Sebastião Dias de Oliveira a criar na Chacrinha um espaço de educação, lazer e esporte voltado para o resgate da autoestima de crianças e jovens moradores da comunidade.

MADUREIRA

Madureira é um barro do Municipio do Rio de Janeiro. A população é basicamente de classe média, incluindo algumas comunidades carentes (favelas). Mas os destaques ficam por conta de uma imensa amplitude de linhas de ônibus e sua variedade de estabelecimentos comerciais, sendo o segundo polo comercial e econômico da cidade e o maior do subúrbio. O bairro é famoso por ser sede das escolas de samba Império Serrano e Portela . O bairro tem cerca de 50 mil habitantes (embora sua população flutuante seja muito maior que isso).

É um bairro fundamental para a economia do Município, pois sendo um bairro central, representa passagem para inúmeros bairros da zona Norte, Oeste e Baixada Fluminense.