30/04/2017 – Ygor Campeão Panamericano

Aos 20 anos e 5 meses, Ygor Coelho de Oliveira torna-se o primeiro brasileiro da historia a conquistar um titulo Panamericano na modalidade do Badminton. Este titulo foi conquistado neste domingo 30/04/17 no XXI Panam Championship em Havana após uma vitoria na final sobre o dono da casa e Bicampeão Panamericano (2013, 2014) Osleni Guerrero.

Para chegar à final Ygor derrotou successivamente, Nicolas Macias do Peru (21-13, 21-9), Cristian Araya do Chile (21-12, 21-10), Paul Antoine Dostie-Guindon do Canada (21-14, 21-17) e na semi outro cubano, o Leodannis Martinez (21-16, 21-18).

 

Este titulo veio coroar um semestre sensacional do atleta que, antes de chegar em Cuba disputou 6 torneios individuais de Fevereiro a Abril e conquistou 1 Ouro na 1° Etapa Nacional em SP, 1 prata no Brazil Intl (SP), 1 Prata no Polish Open na Polonia, 1 Bronze no Orléans Open na França e 1 Ouro no Peru Intl no Peru. Ele fecha então o seu ciclo com este titulo de Campeão Panamericano (inedito para o Brasil) e com uma entrada muito provável no Top 50 do Badminton Mundial no dia 04/05/17 (quando o ranking será atualizado).

Campeão Panamericano 2017

“Estou mega feliz com esta conquista. Fui Hexa-campeão Panamericano Jr e sempre fui bem sucedido nestas competições. Mas no adulto é diferente, o nível é mais forte e é muito mais difícil ganhar, a tal ponto que nenhum outro brasileiro ainda tinha conseguido. Mais uma barreira que quebro para o Badminton brasileiro. Mas não quero parar por ai. Quero ser um dos melhores jogadores do mundo e sei que ainda vou ter que treinar muito para isto. Mas estou pronto para encarar o desafio” comentou o atleta emocionado.

 

É mais uma conquista para este jovem carioca que vem colecionando feitos inéditos. Começou no Badminton aos 3 anos de idade, impulsionado pelo o seu pai, fundador de um projeto social com foco neste esporte, na comunidade da Chacrinha-RJ onde moram: a Associação Miratus de Badminton, considerada atualmente uma das maiores referências do Badminton no Brasil (www.miratus.org).

 

Aos 17 anos já tinha conquistado tudo na categoria Junior.

 

Além de inúmeros títulos brasileiros, somou 7 títulos sul-americanos (3 em simples e 4 em duplas masculinas) e 12 títulos Pan-americanos. Tornou-se um dos melhores jogadores Juniores das Américas de todos os tempos, ao conquistar, na simples masculina, o Ouro em todas as categorias em que competiu (Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 19).

 

Fechou seu ciclo Junior com uma participação, inédita para o Brasil, aos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, na China, em Agosto 2014.

 

Em Setembro 2014, com 17 anos e 10 meses, iniciou oficialmente sua carreira adulta como N°11 do ranking brasileiro adulto e N°410 do ranking mundial, deixando muitos na duvida de que ele conseguiria alcançar o ranking necessário para conquistar uma vaga Olímpica.

 

Em Maio 2016, conquistou brilhantemente sua vaga classificando pelo ranking com a vaga n°28 das 36 previstas. Perdeu na fase de grupos após derrotas sobre o irlandês Scott Evans e o alemão Marc Ziewber mas viveu uma grande experiência.

 

E em 2017, após vários meses treinando em Paris na França, no INSEP (Instituto Nacional do Esporte e da Performance) graças a um convite da Federação Francesa e do Ministério do Esporte da França, ele mostra que está num dos melhores momentos da sua carreira.

 

Mas este “Menino de Ouro” como é chamado carinhosamente por seus amigos, não pretende parar por ai. Ele quer chegar ao Top 20 do mundo e participar de 4 olimpíadas e para isto. Para isto, após um descanso merecido em maio no Brasil, ele voará para novos desafios e quem sabe não quebrará ainda muitas barreiras.

 

Ygor é atleta da Miratus e do Time Brasil, recebe o Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e tem patrocínios da Artengo e da Nissan.

Assessoria pessoal do atleta: Gwénaelle Maitre ([email protected] e 21 99225 8001)

 

Scroll to top